Notícia publicada sexta-feira, 07 de setembro de 2018

Além de mesclar como poucos o Metal, o Rap e o HardCore, o carioca KHORIUM tem sempre muito o que falar e em seu primeiro registro, ‘Manual Prático do Brasil’, mostrou que sabe como escancarar as feridas cada vez mais expostas desse país.

Em uma ótima entrevista ao portal O Subsolo, o grupo mostrou um pouco mais de sua faceta crítica e de sua postura. Entre várias perguntas, o grupo respondeu sobre suas letras e sobre suas influências:

Glaydson Moreira: Sim. A banda já nasceu com essa intenção de expressar uma visão crítica e provocar uma reflexão. Isso influenciou inclusive na decisão de cantar em português, ainda que isso reduza nosso espaço aos países lusófonos. Quanto às influências, são muito diversas, até pela diferença de idade entre nós. São gerações diferentes de músicos, com gostos e trajetórias bem diferentes. Dré Almeida e Shalon Webster podem detalhar suas influências e gostos. Quanto a mim, eu tenho intencionalmente procurado colocar no Khorium uma série de referências que trago dos anos 90 como Pavilhão 9, Cambio Negro, Stuck Mojo, Prong, Clawfinger, Ratos de Porão, Pantera e RATM.

Shalon: Com relação as influências realmente existe um leque muito grande. Gostaria primeiro de frisar que a vida em si é muita inspiradora. Um café com um amigo, uma conversa no ponto de ônibus com um desconhecido, um filme, um livro, o dia-a-dia, tudo influencia na vida e isso acaba se refletindo na musicalidade de alguma forma. Mas claro, há também as influências musicais mais diretas. Pra não ficar muito abrangente citarei minhas principais influências dentro do universo do rock, que vai um pouco da escola do new metal dos anos 90 como P.O.D, Blindside, Korn, Creed até o post-hardcore e metal-core com bandas como Killswitch Engage, Demon Hunter, Alexisonfire, Bring Me The Horizon. Lembrando que isso é só dentro do rock, existe vida fora também (rs)!

Dré Almeida: Tenho influência diretamente de rock mais leve. Amo Red Hot Chilli Peppers, Muse, Green Day e por aí vai. Gosto muito do Groove que temos criado na banda. Essa liberdade enquanto a composição deixa tudo mais fácil de trabalhar e desenhar a sonoridade da banda.

Na mesma entrevista o KHORIUM fala sobre sua opinião acerca dos artista se posicionarem politicamente:

Sim. Não dá pra simplesmente fingir que nada está acontecendo. Com todo respeito à quem faz música tratando de desilusões amorosas ou seres mitológicos antigos, mas o nosso interesse é provocar reflexão, instigar o questionamento da ordem estabelecida e a estrutura social vigente. Sem ser panfletário ou partidário quanto a qualquer lado (até porque vemos falhas e extremismos alimentados por superficialidade em ambos os lados). A massa tem sido cada vez mais manipulada, e os poderosos se garantido cada vez mais impunes. O maior sinal de que estamos conseguindo causar desconforto e reflexão são as ofensas que recebemos de extremistas de todos os lados: liberais, conservadores, de direta e de esquerda. Se eles estão se doendo é porque estamos acertando as feridas.

A ótima entrevista pode ser conferida por completo pelo link: http://www.osubsolo.com/2018/08/entrevista-khorium-volta-redondarj.html

Quem quiser conhecer essa mescla única, o EP ‘Manual Prático do Brasil’ está disponível nos principais aplicativos de streaming do mundo, veja alguns links:

Spotify: https://open.spotify.com/album/4You6AnkN1iyOIT9iDcAHN
Deezer: http://www.deezer.com/album/56334622
iTunes: https://itunes.apple.com/br/album/manual-pratico-do-brasil-ep/1343557981

Sua versão física está encartada junto com a edição #18 do clássico Fanzine Mosh. A publicação conta com distribuição nacional, mais informações sobre como adquirir pelo link: https://goo.gl/KBtGzJ

Links relacionados:
E-Mail: khoriumband@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/khoriumband
Instagram: https://www.instagram.com/khoriumband
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCi2Vu6lPGLmVCLbGRwjvy7Q
Spotify: https://open.spotify.com/artist/4mWFx6jSlE2dwM9okmIsby
iTunes: https://itunes.apple.com/br/artist/khorium/1214037229
Metal Media: http://metalmedia.com.br/khorium