Notícia publicada segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O ENCÉFALO pratica o Thrash Metal, mas bem que poderíamos chamar de RAÇA. O som que sai das caixas de som quando escutamos seu debut álbum, ‘Slave Of Pain’, é a síntese de uma música raçuda, cheia de energia e raiva, com um sabor deliciosamente Metal, genuinamente Metal.

Conversamos um pouco com o vocalista Alex Maramaldo que nos conta um pouco mais deste trabalho que tem orgulhado não só os nordestinos como todo o público brasileiro. Confira!

O Encéfalo recentemente lançou seu debut álbum, ‘Slave Of Pain’, depois de muita luta e alguns adiamentos. Desde o lançamento, o grupo vem recebendo uma resposta muito positiva da mídia, como tem sido pra vocês da banda?

Alex Maramaldo: Isso tem sido muito gratificante, ter esse retorno é ter certeza que estamos no caminho certo, pois fazemos o que gostamos sem forçar em nada, apenas fazemos aquilo que queremos, desde o lançamento de ‘Slave of Pain’ nossa vida deu uma “reviravolta”, graças às mídias especializadas, temos fãs de norte a sul de pais, e só temos a agradecer por isso!

E para a banda em si, como tem sido a repercussão? O que era esperado e o que foi colhido?

Alex Maramaldo: Totalmente positiva! Não esperávamos alcançar essas dimensões, o esperado sempre foi ter um trabalho físico registrado, é como ter seu primeiro filho, se programa, ocorrem imprevistos, só não sabíamos que teria esse retorno positivo da mídia especializada, de amigos, fãs, parentes. Isso fez com que de imediato já planejássemos uma pequena tour por alguns estados brasileiros e poder mostrar de perto nosso trabalho e nossa origem!

Apesar de ser considerado Thrash Metal, o som do Encéfalo beira o Death. Como isso é visto na hora de compor? Existem limitações para que a música se fixe em um estilo?

Alex Maramaldo: Esse resultado é tirado de nossas influências e a mescla dos gosto de cada integrante, não procuramos rotular, mas na medida do possível, seguindo essa linha thrash/death, tem Rodrigo e Augusto que é mais para o Thrash Alemão e Death/Technnical Metal, Eu e Lailton (Vovô) para Thrash e Death como Krisium e Sepultura ‘OLD’ e algumas bandas gringas, muito nos influencia os vindouros anos 80, na hora de compor sai uma mistura disso tudo! A única regra pra compor é: todos os integrantes gostarem do que esta sendo feito!

A Encéfalo é uma banda nordestina. O que o Nordeste traz de positivo para uma banda de Metal? E negativo?

Alex Maramaldo: Toda garra, criatividade, persistência e determinação, isso os nordestinos tem de sobra, esses são quesitos essenciais para conseguir manter uma banda de Metal, o que temos de dificuldade seria em relação à logística de shows para outros estados brasileiros, falta de apoio como selos e alguns órgãos, e ter acesso fácil a algumas tecnologias, como por exemplo, testar um bom equipamento antes de compra-lo.

Uma característica marcante do grupo é estar sempre em cima do palco. O que o grupo prepara para sua turnê de divulgação de ‘Slave Of Pain’?

Alex Maramaldo: Desde o lançamento de Slave of Pain, fazemos de tudo para estar na estrada, correr atrás, pois ficar esperando as coisas acontecerem não funciona, sobre os shows pra tour, estamos bolando um repertorio para nossos bangers agitarem do inicio ao fim do show, como de costume, sempre fazemos uma homenagem a um grande clássico do metal mundial, só pra deixar o banger pirado, pode sair clássicos do Sepultura, Slayer e/ou Venom, sempre na versão Encéfalo de agitar.

O grupo vem em uma crescente notória e palpável. Vocês esperavam por isso? Havia um planejamento quanto ao crescimento da banda? O adiamento do lançamento do CD atrapalhou este planejamento?

Alex Maramaldo: Não esperávamos, jamais imaginaríamos tocar no extremo sul do pais (Rio Grande do Sul) e passar pelo estado de São Paulo, simplesmente as coisas foram acontecendo, consequentemente não havíamos feito um planejamento para isso, infelizmente deixamos de fazer mais alguns shows e tivemos que adiar um possível videoclipe, para se dedicar as datas já divulgadas da tour nacional e com possibilidades de fechar mais datas. Era previsto para o CD ser lançado em 2011 para em 2012 trabalharmos nas músicas novas para nosso segundo CD. Então, não atrapalhou o lançamento apenas adiou esse segundo trabalho e já adianto a todos que está “porrada demais”, 2013 teremos grandes novidades.

Uma coisa que me chama a atenção é o entrosamento que a banda vem buscando com outras dentro de nosso underground, criando um elo de amizade e de cooperativismo entre as mesmas. Conte-nos um pouco desta experiência e iniciativa.

Alex Maramaldo: Sempre buscamos conversar e trocar ideias com outros bangers, pra aprender e passar novas experiências, dessa forma nos aproximamos, criando um elo fantástico, com oportunidades para todos. Tive o prazer de ter feito isso com Imminent Attack, que fizeram suas primeiras apresentações no nordeste, e já estão bolando algo para 2013, ver isto acontecendo é muito bom! Só temos a agradecer a esses amigos e todos sabem que podem contar conosco!

Quais os planos para o grupo no momento e em um futuro próximo?

Alex Maramaldo: No momento seria concluir a ‘Slave of Pain Tour’. Em stand-by já estamos finalizando as novas músicas que pretendemos começar a gravar ainda esse ano e um possível videoclipe para o futuro, e pra esse momento o que posso adiantar é:  Europa, se prepare!!

Espaço livre, deixem seu recado, informações que esquecemos de perguntar, comentários e o que mais quiserem falar!

Alex Maramaldo: Agradecer esta oportunidade de estar respondendo a perguntas de grandes AMIGOS que são vocês dois( Débora e Rodrigo Balan). Agradecer a todos os que acompanham o nosso trabalho, a aqueles que compram o nosso material, e posso dizer com toda certeza: SEM VOCÊS NÃO EXISTIRÍAMOS, e posso dizer, nunca tivemos tantos sonhos realizados em pouco tempo! Queríamos aproveitar para informar que estamos com datas livres para shows no período outubro/novembro de 2012, basta entrar em contato comigo através do e-mail alexmaramaldo@gmail.com.

Um grande abraço a todos, muito obrigado! THRASH AND BEER!

Contato para shows e merchandise: alexmaramaldo@gmail.com

Sites Relacionados:
www.facebook.com/encefaloband
www.myspace.com/bandaencefalo
www.metalmedia.com.br/encefalo